1 de jul. de 2012

MOUNTAIN BIKE X ANIMAIS PEÇONHENTOS OU VENENOSOS


Apesar de passarmos por diversos lugares e enfrentarmos todos os tipo de terreno e clima durante a prática do Mountain Bike, acidentes envolvendo animais peçonhentos ou venenosos e ciclistas durante as trilhas ou outros eventos são raros, mas ocorrem sim. E quando isto acontece o que fazer? Como agir corretamente em relação ao socorro da vítima? O que não fazer nesta hora?
Os Amigos do Pedal pensando na segurança dos seus membros e convidados disponibiliza abaixo uma ótima matéria na qual vocês terão a oportunidade de obter respostas para estas questões expostas acima e obter maiores informações sobre este tema. Leia atentamente, isto pode lhe ser muito útil algum dia.

Animais peçonhentos e animais venenosos:
Os animais venenosos são animais que possuem veneno mas não possuem mecanismo de inoculação. Os animais peçonhentos são animais que além de venenosos, possuem um mecanismo especializado de inoculação, a Peçanha, que é utilizada como arma de caça ou de defesa.

Exemplos de animais peçonhentos: serpentes (jararaca, cascavel, surucucu), escorpião, aranha.




Exemplos de animais venenosos: sapos, baiacu.
 
Os animais podem ser divididas em artrópodes e serpentes (ofídios).


ARTRÓPODES - ESCORPIÕES

 Escorpião amarelo (Tityus serrulatus): podem ser encontrados desde a margem direita do Rio São Francisco até a fronteira Paraná / Santa Catarina. É muito comum em Minas Gerais (especialmente em Belo Horizonte). No Estado de São Paulo, poderá ser encontrado na região do Vale do Paraíba, Rio Preto e vizinhanças, e em focos isolados na Capital. É um escorpião que poderá ser encontrado facilmente em ambientes urbanos.

 Escorpião marrom (Tityus bahiensis): é um escorpião muito comum, sendo encontrado nos mesmos locais do escorpião amarelo, além de ser encontrado também em algumas regiões de Mato Grosso e de Santa Catarina. É o mais comum em São Paulo. Pode ser encontrado nas regiões do Morumbi, Pacaembu e ao longo do Rio Pinheiros. É encontrado em campos e matas ralas, procurando refúgios em cupinzeiros, debaixo de pedras, fendas de barrancos, etc.

Hábitos: são animais que caçam a noite. Durante o dia, procuram esconderijos, como por exemplo tronco de árvores, frestas nas paredes, sapatos, toalhas, etc. Não são considerados animais violentos.

Sintomatologia (efeitos no homem):
O veneno dos escorpiões é neurotóxico, obedecendo aos seguintes critérios de gravidade: casos benignos (apenas dor moderada); casos médios (dor intensa no local e sudorese); casos graves (dor muito intensa, hipotermia, sudorese, aumento da pressão sanguínea, náuseas e vômitos).


ARTRÓPODES – ARANHAS

 * Aranha armadeira (Phoneutria sp.): as aranhas armadeiras possuem esse nome porque quando ameaçadas assumem uma postura ameaçadora, apoiando-se com as patas traseiras e mantendo as duas dianteiras levantadas, numa posição de bote. Pode ser encontrada em lugares escuros, cachos de bananas, sapatos vegetação, etc. Pode ser reconhecida pela sua cor cinza ou castanho escuro, corpo e pernas com pêlos curtos, perto dos ferrões os pêlos são vermelhos e atingem até 17cm de comprimento quando adultas (incluindo as pernas).

 * Aranha marrom (Loxosceles sp.): atingem cerca de 3 a 4 cm, com cor amarelada. É uma aranha que vive em teias irregulares (parecidas com um lençol de algodão) construídas em tijolos, telhas, barrancos, cantos de parede, etc. Os acidentes são raros, porém geralmente são graves, com formação de ferida no local da picada e sensação de queimadura.

 * Aranha de grama (Lycosa sp.): possuem cor acinzentada ou marrom, com pêlos vermelhos perto dos ferrões e uma mancha escura em forma de flecha sobre o corpo. Vive em gramados e residências. São frequentes os acidentes mas não são graves.


 * Aranha caranguejeira (Trechona sp.): São aranhas grandes (podendo chegar a 9 cm só de corpo). São vários os gêneros, porém o mais perigoso no Brasil é o do Trechona, que ocorre desde o norte até o sul do país. As aranhas desse gênero possuem um veneno neurotóxico, porém sem risco de morte para o acidentado, não necessitando a aplicação de soro.

 * Aranha viúva-negra (Latrodectus sp.): são aranhas pretas com manchas vermelhas no abdômen. As fêmeas têm de 2,5 a3 cm e os machos podem ser de 3 a 4 vezes maior. Vivem em teias construídas em vegetações rasteiras, arbustos, barrancos, etc. Para as espécies brasileiras de viúva negra, não são produzidos soros pois os acidentes são raros e geralmente são de média ou pouca gravidade.

ARTRÓPODES - LACRAIAS
 As lacraias podem ser encontradas em qualquer lugar. Possui ferrões na parte debaixo da cabeça, e não nos últimos segmentos (muitos acham que o ferrão está na parte de trás do corpo porque a lacraia levanta o mesmo quando ameaçada). Os acidentes são raros e geralmente de baixa gravidade, não sendo necessário a produção de soro.

ARTRÓPODES – PRIMEIROS SOCORROS

Geralmente os acidentes com aranhas, escorpiões ou lacraias são de baixa gravidade. Manobras como sucção do veneno ou espremer o local da picada não possui efeito algum. Geralmente picadas desses artrópodes provoca apenas dor local e intensa ou moderada. Em caso de acidentes com menores de 7 anos de idades ou pessoas debilitadas, o procedimento mais indicado é o socorro no Hospital Vital Brasil, do Instituto Butantan.

SERPENTES

As espécies de serpentes com maior índice de acidentes são: jararaca, cascavel, surucucu e coral. Geralmente possuem dentição do tipo solenóglifa, com exceção da coral, que possui a do tipo proteróglifa.

Tipos de dentição:

Áglifa: dentes maciços. Não inoculam veneno. Exemplos: sucuri, jiboia, etc.
 

Opistóglifa: possuem um ou mais pares de dentes posteriores (trás) do maxilar superior com sulcos por onde escorrem o veneno. Exemplo: falsa coral, muçurana, etc.
 

* Proteróglifa: possuem presas anteriores (frente) caniculares, por onde pode escorrer o veneno. Exemplo: coral verdadeira e serpentes marinhas.
 

* Solenóglifa: possuem grandes presas anteriores dotadas de canal central, por onde passa o veneno. Exemplo: cascavel, jararaca, surucucu, urutu, etc.
 
 

Tipos de serpentes mais conhecidas:

  * Cascavel (Crotalus sp.): As cascavéis são cobras facilmente reconhecíveis pela presença de chocalho na cauda. Pode ser encontrada em todo o Brasil, com exceção da floresta amazônica.

  



   * Jararaca (Bothrops sp.): pode alcançar mais de um metro de comprimento. Ocorre nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, leste do Mato Grosso, sul da Bahia e em algumas áreas de Minas Gerais.



  *Surucucu (Lachesis sp.): São as maiores serpentes peçonhentas das Américas, podendo alcançar mais de 4 metros. É comum em florestas litorâneas do Rio de Janeiro para o norte e por todo o vale amazônico.

   





  * Cobra Coral (Micrurus sp.): ocorre em todo o Brasil. A diferenciação com a falsa coral é muito difícil, portanto não é recomendável que pessoas sem conhecimentos específicos tentem diferenciá-las.








Como agir em caso de picada de cobra:
Não tente retirar o veneno com o método de sucção ou espremer o local.
Não dê nada alcoólico, querosene, etc.
Não faça torniquete.
Se a picada for em algum membro, mantenha-o erguido.
Leve o acidentado imediatamente ao hospital, pois somente o soro pode curar.
Leve o animal causador do acidente, se possível.

Controle e prevenção:

ARTRÓPODES

Manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios, não acumulando entulho e lixo doméstico.
Aparar a grama e recolher as folhas caídas.
Vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou frisos de borracha.
Colocar telas nas janelas, vedar ralos de pia, tanque e de chão.
Colocar o lixo em sacos plásticos, que devem ser mantidos fechados.
Examinar roupas, calçados e toalhas antes de usá-los.
Andar sempre calçado.
Usar luva de raspa de couro ao trabalhar com materiais de construção.
Inseticida NÃO resolve o problema.

SERPENTES

Andar sempre calçado (72% dos acidentes são no pé).
Não introduzir a mão em buracos no chão, como tocas de tatus, cupinzeiros, etc.
Olhar com muita atenção o chão por onde caminha e locais onde deseja apanhar pequenos
objetos ou animais.
Ter cuidados especiais com matagais, montes de folhas mais ou menos secas.
A presença de roedores pode indicar a presença de serpentes também, pois os roedores são
alimento para as cobras.
Não tente diferenciar cobras venenosas das não venenosas. Algumas são difíceis de diferenciar.
Não manuseie serpentes vivas ou mortas. As venenosas podem causar acidentes mesmo mortas.

IMPORTANTE

Como bem destacado na matéria, o mais importante no sentido de ajudar uma vítima de animais peçonhentos e/ou venenosos é conduzir a vítima o mais rápido possível a um Hospital ou uma Unidade de Saúde mais próxima, a depender do caso.
Nós dos Amigos do Pedal sempre recomendamos as pessoas que irão participar das nossas trilhas ou dos nossos cicloturismos que antes de partirem para o evento em si, façam contato com algum familiar repassando o roteiro por onde iremos pedalar, isto irá ajudar e muito, para que a ajuda chegue mais rápido. Tanto nos casos de acidentes envolvendo ciclista e animais peçonhentos e/ou venenosos, quanto em casos de acidentes de bicicleta (que não é raro ocorrer), e que as vezes é sério.
Aqui em Belo Jardim ainda não dispomos dos serviços do SAMU, então em caso de alguma emergência durante o pedal, solicite ou peça para alguém solicitar ajuda, seguindo esta ordem:
1º FAMILIARES
2º CORPO DE BOMBEIROS BJ – (81) 3726-2500
3º POLÍCIA MILITAR/15º BPM BJ – (81) 3726-1190
4º HOSPITAL JÚLIO ALVES DE LYRA BJ – (81) 37264-8722
5º DELEGACIA DE POLÍCIA/15ª SECCIONAL BJ – (81) 3726-8925
Obs. Apesar das cobras "cascavel e jararaca" aparecerem com mais frequência em determinadas regiões, não descarta o surgimento destas em outras, como no caso aqui na nossa região nordeste e por conseguinte na zona rural do nosso município. Então mesmo não sendo tão comum, podemos sim nos deparar com algumas destas cobras.

Atenção – O município de Belo Jardim tem uma extensão territorial grande, então dependendo de onde você se encontre pode ser necessário solicitar ajuda de outros municípios vizinhos, para que esta chegue mais rapidamente ao local, desta forma procure ter na sua agenda telefônica ou na agenda do seu celular os números dos hospitais das cidades que fazem divisa com Belo Jardim e dos hospitais existentes nela, bem como dos Bombeiros ou SAMU se existir. Em muitas localidades os celulares ficam sem sinal de rede, nestes casos é necessário que alguém do grupo procure junto aos moradores do lugar alguém que possua um telefone fixo para proceder o pedido de ajuda.


LEMBRETE


Galera, para se praticar o ciclismo de maneira confortável e segura o uso de equipamentos de segurança (capacete, luvas, etc.), de vestimenta adequada (calção, camisa, manguito, etc) e se você pretende ser mais um adepto do Pedal Noturno é necessário a aquisição de equipamentos e acessórios tanto para você quanto para a sua bike (lanternas, sinaleiras, coletes, etc.). Nos dois endereços abaixo, você irá encontrar produtos e serviços de primeira qualidade.


RMS MODA ESPORTIVA - Rua Joaquim Gonçalves nº12, no bairro de São Pedro (próximo da Praça dos Correios), lá o nosso amigo e ciclista Amaro estrá juntamente com a sua esposa pronto para lhe atender da melhor maneira. Roupas e acessórios de primeira. Se preferir ligue para: 3726-3752


DR BIKE - Travessa Siqueira campos s/n no Centro (em frente da Prefeitura), chegando lá os nossos amigos e também ciclistas Roberto e David estarão a sua disposição para lhe atender da melhor maneira. Oficina mecânica de bike e acessórios de boa qualidade. Se preferir ligue para: 9657-5677 ou 9635-8604.

Postado por: GEOVANE BEZERRA

7 comentários:

  1. Geovane - Amigos do Pedal2 de jul. de 2012, 08:45:00

    Pessoal desculpa ai, mas não sei por qual motivo ocorreu uma decodificação no início de um parágrafo desta postagem e eu perdi a matriz de onde fiz a pesquisa, se eu encontrar farei a devida correção.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Geovane, matéria muito interessante e de grande utilidade.

    ResponderExcluir
  4. Bernardo de Sanharó PE6 de jul. de 2012, 11:23:00

    Muito importante as orientações. Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Belo Jardim podemos nos deparar com aranhas venenosas ou cobras em trilhas?

    ResponderExcluir
  6. Arnaldo Barbosa - Tamandaré PE23 de abr. de 2013, 16:58:00

    Parabéns pela matéria é realmente muito esclarecedora e de muita importância. As orientações contidas aqui servem para o nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  7. Existe algum equipamento para o ciclista usar na trilha contra picada de cobra,tipo um coturno ou um protetor para as pernas.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza